São Paulo

"A poluição do ar na cidade é intensa, devido principalmente a enorme quantidade de automóveis que circulam diariamente na cidade.
Além da poluição atmosférica a cidade sofre também com a poluição hídrica, concentrada em seus dois principais rios, o rio Tietê e o rio Pinheiros, que estão altamente poluídos. Atualmente o rio Tietê passa por um programa de despoluição que dura alguns anos. Como já ressaltado nos itens anteriores, o processo de expansão urbana nas últimas décadas aliou especulação imobiliária, esvaziamento das áreas centrais e precariedade nos novos loteamentos: desta forma, devido à dificuldade de aceder à terra urbana qualificada em áreas centrais, milhares de famílias se viram obrigadas a ocupara regiões ambientalmente frágeis - como as de mananciais. Com isto, também ocorre uma sobrevalorização do transporte individual sobre o transporte coletivo - levando à atual taxa de um veículo para cada dois habitantes e agravando o problema da poluição ambiental.
O problema do abastecimento equilibrado de água para a cidade - e para a metrópole, de uma forma geral - também se configura como questão preocupante: São Paulo possui poucas fontes de água em seu próprio perímetro, tendo de buscá-la em bacias hidrográficas distantes. O problema da poluição da água também é agravado pela ocupação irregular das áreas de mananciais, ocasionada pela supracitada expansão urbana."


Poluição, esse é o grande marco que se ressalta quando falamos da grande São Paulo.


O ar quase tóxico

Poluição nos grandes rios...


E nos pequenos também


Mas apesar de tudo, a vida persiste, e insiste!


Moscas, ratos, baratas fazem parte da fauna urbana

Cyanopepla sp. (Arctiidae), em Biritiba-Mirim

Nenhum comentário:

Veja mais em:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...